quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Rocio

Rocio: Uma quase travessia

Foto: Roberto Bessa
Foto: Roberto Bessa
     Olá pessoal, fizemos a caminhada do Rocio, embora a caminhada seja muito longa, não me senti cansado pois achei super fácil, apesar das 5 horas de caminhada. O trajeto começa no ponto final do Rocio (101) você logo vai ver uma estradinha de terra, entre por ela e se mantenha na principal, sem pegar nenhuma entrada nas laterais. A mata é fechada, em volta você irá passar por poucas casas até que chega num sítio no fim da rua, você terá que passar pelo lado da porteira à esquerda, durante o percurso inicial a mata é fechada como eu falei, depois dessa porteira, chegamos em um pasto com muitos bois e vacas, mais a diante o caminho segue por uma fazenda, mas as porteiras estão sempre abertas e ninguém pergunta nada, então pode ir tranquilo.
Foto: Roberto Bessa
     Saindo da fazenda, após um pequeno caminho de cimento, você vai encontrar uma placa indicando "Caminho do Imperador" e apontando para onde você está vindo, a partir dessa placa, você tem que se manter sempre à esquerda, sendo que mais a frente após passar uma ponte, é a única vez que você pegará uma rua à direita, a estrada volta a ganhar a mata novamente, e esse é o trecho mais bonito de toda caminhada, pois não há mais nenhuma casa em volta, porque essa área pertence a REBIO Tinguá, então a estradinha corta toda a reserva, e é possível, se você tiver sorte, ver alguns animais silvestres como preguiças, saguis, algumas cobras e etc.
Foto: Roberto Bessa
     Repare bem em umas plaquinhas, quase imperceptíveis indicando a quilometragem, quando você chegar próximo ao Km 8, tem um largo onde paramos para descansar e fazer um lanche, pois do início até este ponto, levamos aproximadamente umas 2 horas e meia, ou seja, é o meio da caminhada, então tá na hora de repor as energias!
     Seguindo, não tem errada, é só se manter na estrada principal, depois de uns 20 minutos após a parada, tem uma pedra e um pequeno mirante com uma vista maravilhosa, não deixe de tirar fotos da vista e da pedra, se estiver com amigos, peça alguém para bater uma foto sua, fica muito show! Siga adiante, quando você ver a plaquinha Km 2, ao lado esquerdo você verá várias santinhas no paredão de pedra, você pode aproveitar a água que vem canalizada ali para encher o cantil ou a garrafinha. Andando mais a frente já consegue ouvir barulho de carros e pessoas falando, já está perto. No fim da estrada de terra, já é o ponto do ônibus, é só esperar o (101) Rocio descer.
Foto: Roberto Bessa
     Falando em água, esse lugar é abençoado, muito abençoado por deus, pois em 90% da estrada, possui um rio, uma nascente ou algo no gênero, então, quando for ajude a preservar trazendo de volta o seu lixo, não poluindo de forma alguma, até mesmo, porque ali é uma reserva ok!
     Só posso afirmar que essa é uma caminhada longa, porém não é cansativa, em diversos pontos a orientação é confusa, então recomendo ir com quem conheça este trajeto ok! Boa caminhada!!!






Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Término da caminhada - Foto: Roberto Bessa

Vídeo: