segunda-feira, 6 de junho de 2016

Camping para iniciantes

Vai acampar e você nunca fez isso antes, então leia:

     Olá pessoal, estava lendo essas dicas super legais no site da Trilhas e Rumos e achei bacana compartilhar com vocês, clique aqui para ver!

     O nosso blog a pouco tempo trouxe para você nosso primeiro acampamento que foi na pedra do Onça (clique aqui pra ver), foi muito legal e muito bacana, porém simulei uma situação de emergência, onde eu não tinha barraca ou saco de dormir, não aconcelho você a fazer isso (embora tenha sido muito divertido o contato com a Natureza).
Vou relacionar pra vocês aqui o básico para um acampamento:

Barraca Trilhas e Rumos - Imagem da Internet
* Uma boa barraca. Uma barraca que te dê segurança de uma boa coluna d'água e que seja resistente aos ventos fortes, pois nunca se sabe quando vamos enfrentar uma chuva forte e uma ventania. Também é importante que ela seja protegida contra raios UV's ok. Pense numa opção que seja boa, proteja contra a tudo que eu falei e leve, não devemos esquecer também da quantidade de pessoas que vão ficar nela, isso também ajuda na hora de carregar, cada um pode levar um pouco da barraca e fica leve para todo mundo, mas sertifique-se que vão caber nela ok!

* Isolante térmico. Barato e simples mas um ítem que não deve faltar, o corpo perde mais calor pelo chão do que pelo ar, então tem que estar bem isolado do chão!

Isolante térmico - Imagem: Internet
* Saco de dormir. Antes de comprar um, veja se ele vai atender suas necessidades, se você vai para um lugar frio, leve um que atenda para aquela temperatura, se você vai para um lugar de clima mais seco, o saco de dormir é outro. Uma maneira fácil de verificar isso é olhando a embalagem, lá diz a temperatura de conforto e tolerância.

Detalhe da temperatura de tolerância do saco de dormir
Imagem da Internet
* Fogareiro. Bom, você já tem abrigo, já tem onde dormir e se aquecer, agora tem que se alimentar né, então um fogareiro é indispensável no seu acampamento. Existem vários modelos, opte sempre pelo mais leve e compacto, mas sempre de acordo com as suas necessidades ok.

Fogareiro - Imagem: Internet
* Kit panelas. Se você tem um fogareiro, vai ter que ter panelas para cozinhar, existem várias opções, todas muito bem construidas ai cabe a você escolher a que melhor atende.

Kit panela - Imagem: Internet
* Lanterna. Esse ítem eu não saio sem nem para minhas caminhadas mais simples. Quando baixa um nevoeiro ela vai estar ali pra te salvar, e para alguma eventualidade que aconteça até chegar o seu local de acampamento, durante o acampamento, uma lanterna sempre vai colaborar. Eu uso o modelo tático, mas a de cabeça é boa para caminhadas que se extendem até a noite.
Lanterna Tática Guepardo - Imagem: Internet

* Cantil. Você precisa e tem que se hidratar, e uma maneira de levar a água de maneira segura é o cantil.
Cantil - Imagem da Internet

* Anorak. Não deixe faltar na sua mochila um anorak, ele vai te proteger de ventos e chuvas e isso é importantíssimo se algo assim te pegar de surpresa.

Anorak Trilhas e Rumo
Imagem da Internet
* Ítens bássicos para caminhada. Já descrevi esses ítens aqui, mas vale ressaltar. Apito, isqueiro, bússola, mapas, lanche e etc. Se você quiser entrar mais em detalhe, clique aqui.

Mochila Crampon Tech 72 Trilhas e Rumos
Imagem da Internet
     O básico é isso ai em cima, mas sempre tem que avaliar o local para onde você vai, quantos dias e isso sim vai ser o fator determinante para saber o que levar ou não, o que descrevi é o que realmente não deve faltar ok. Não podemos descartar o tipo de mochila a ser levado, escolha sempre um modelo que acomode bem tudo que você vai levar, que seja confortável e prática ok! 
O importante é se divertir e a liberdade em contato com a Natureza! Boa diversão!