segunda-feira, 18 de julho de 2016

Retiro Mirim

Retiro mirim com direito a visita ao abrigo do CEP.:

Pedra do Retiro Mirim - Foto:
Roberto Bessa
Entrada da Toca do Coelho
Foto: Roberto Bessa
     Olá pessoal, essa semana o nosso blog traz pra você a Pedra do Retiro Mirim, um lugar bonito e que aparentemente é pouco frequentado pois a trilha estava se fechando um pouco. Até o segundo plator, já descrevi anteriormente (vide aqui), mas vou descrever novamente pois na clareira existe uma grande possibilidade de você se perder se não conhecer o caminho (e acabar saindo na casa de alguém rsrsrs e não queremos isso né).
     Pra chegar até lá, você pode pegar o ônibus "Moinho preto" ou o "Fazenda Inglesa" e pedir para saltar próximo a "Águas do Imperador" ou na "Toca do Coelho", suba a rua onde se localiza a placa "Toca do Coelho", mantenha-se a direita sempre, quando a rua trocar o paralelepípedo pelo cimento, vá prestando atenção até aparecer uma entradinha à direita, siga por ai até encontrar um muro no meio da mata, a trilha se inicia logo após o muro (uns dois passos) à esquerda, basta subir a íngreme trilha (essa parte inicial é uma das piores a serem vencidas, se não a pior mesmo, mas o resultado vale a pena).
Subida na rua Anton Raps
Foto: Roberto Bessa
     Quando acaba a subida forte da trilha, ela passa ficar plana em um determinado ponto onde curiosamente colocaram uma plaquinha indicando "Posto 1 -  1/3 da trilha" e em seguida vem uma descidinha onde chega numa clareira. Essa parte é bem confusa pois surgem mais 3 trilhas, então desça até a clareira, marque onde vc saiu, ande para direita (uns 6/7 passos) e repare numa trilha que sobe à esquerda, essa é a trilha que você deve seguir. Suba sempre pela trilha mais marcada, desse ponto em diante, a trilha é suave embora seja subida ok.
     Depois de subir um certo tempinho, você vai ver uma pedra verde à direita, siga a trilha em frente mesmo, e mais a cima uma outra pedra com lodo vai surgir, contorne a pedra pela direita (tem uma setinha desenhada na pedra), um pouco mais a frente a subida termina e se chega a um platôr, continue subindo até encontrar uma pedra a sua frente (um ótimo lugar para fazer uma parada e admirar a paisagem), contorne a pedra pela direita para subir ok!
Entrada da trilha - Foto: Roberto Bessa
     Logo a frente vem um plator largo e gramadinho, aí é o ponto onde o trajeto vai mudar, pegue a trilha para a pedra do retiro e mais a frente vá prestando atenção em uma trilha bem marcada à esquerda, tem várias, mas siga a mais bem marcada ok. A trilha está quase fechada, mas dá para perceber bem o trajeto (mas recomendo que leve alguém experiente ou que conheça o caminho), após andar alguns metros, surge um tronco caído no caminho, cuidado ao transpassar esse obstáculo, em seguida vem uma pequena clareira e a trilha sobe (forte) à direita, daí para frente a trilha está muito bem marcada. 
Trilha - Foto: Roberto Bessa
     O cume é largo, mas o mato tomou conta e você não terá um ponto de parada, observe a paisagem (que é muito bonita) e siga a trilha descendo até uma curiosa formação rochosa abaixo. A descida também deve ser vencida com muito cuidado porque é muito escorregadio, as pedras são um excelente lugar para uma parada e um lanche, mas se você quiser continuar descendo, abaixo dessas pedras, existe um abrigo (gruta) que é usado pelo pessoal do CEP, vale a ida até lá e a gruta fornece uma sombra muito boa em dias quentes! 
     Retornando, encontramos uma plaquinha indicando a entrada da trilha, mas parece que foi vandalizada por isso não vimos na ida, colocamos num local visivel para que outras pessoas possam achar a entrada para este local muito bonito. Espero que quando você for, ela ainda esteja por lá! E aproveito para agradecer e parabenizar quem teve a iniciativa de fazer essas plaquinhas, não te conheço pessoalmente, adoraria lhe conhecer e agradecer pessoalmente, mas como não é possível ainda, meus parabéns e muito obrigado pela iniciativa!

Repare no muro, suba à esquerda após passá-lo
Foto: Roberto Bessa

Curiosa plaquinha no primeiro plator - Foto: Roberto Bessa

Clareira - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Visual da subida - Foto: Roberto Bessa

Retiro Mirim (à esquerda) e pedra do Retiro (à direita)
Foto: Roberto Bessa
Plaquinha indicando a entrada da trilha da Pedra
Foto: Roberto Bessa
Plaquinha na mata - Foto: Roberto Bessa

Retiro Mirim (à esquerda), Seio de Vênus (centro) e
Pedra do Retiro (à direita) - Foto: Roberto Bessa

Paisagem - Foto: Roberto Bessa

Abrigo do CEP - Foto: Roberto Bessa

Panorâmica - Foto: Roberto Bessa