quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Pinheirinhos

Poço escondidinho no Caxambu

Mochileiro da América
Foto: Camilla Vieira
     Essa caminhada começa no mesmo lugar que a travessia Uricanal já descrita em nosso blog (Clique aqui: 1ª vez e 2ª Vez), porém das duas vezes que visitamos os Pinheirinhos não fomos até o poço, então agora fizemos essa curta caminhada pra trazer pra vocês nesse lindo lugar!
     Pra chegar nos Pinheirinhos está descrita anteriormente (clique aqui pra ver), pra seguir até o poço, basta seguir o caminho natural da trilha, você vai descer uma rampinha de terra que vai ter que vencer com alguma cautela pois é bem escorregadio, segue pela mata, fechada em alguns trechos, mas com trilha bem marcada.
     Existem algumas trilhas à esquerda que levam até alguns trechos do rio que valem a pena serem visitados. Num determinado ponto, se alguém tiver um olho bem atento, pode-se notar uma espécie de construção em ruínas à esquerda, vale a pena uma visitinha! Seguindo mais a cima chega-se ao poço, não demos muita sorte, pois o poço estava um pouco vazio por causa da estiagem, mas mesmo para um passeio vale muito a pena!
     Segundo algumas informações, essa região era uma fazenda (já ouvi também que ela pertencia ao Getúlio Vargas, mas não é uma informação comprovada), essa trilha é o antigo acesso ao morro Açu, antes de abrirem o caminho pelo Bonfim. A história encontra-se gravada em cada árvore e cada pedra das ruínas, o terreno vale uma exploração! 
Ruínas da fazenda - Foto: Roberto Bessa
     Essa é uma caminhada bem fácil, sem subidas fortes, sem dificuldade de orientação, mas vale ressaltar que quando você for, muita atenção na trilha, porque tivemos a oportunidade de encontrar uma cobra atravessando a trilha. Ela não nos fez nada, mas poderia ter feito se a gente tivesse pisado nela ou assustado, então, quando for, atenção redobrada!!! Vale a pena ir!

     Quero me desculpar pela qualidade das fotos, como alguns sabem eu sofri um acidente recentemente e essa foi uma espécie de reestreia pra mim, não quis carregar muito peso e por esse motivo não levei a câmera profissional, levei minha compacta Fujifilm e usei celular em alguns casos e esse pode ser um dos motivos pela qualidade das fotos não terem sido as mesmas ok! Obrigado pela compreensão!!


Saída dos Pinheirinhos para o poço - Foto: Roberto Bessa


Entrada para as ruínas (seta amarela) e caminho para o
 poço (seta branca) - Foto: Roberto Bessa

Poço após as ruínas - Foto: Roberto Bessa

Poço dos Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Poço onde perdi meu óculos, quem achar favor devolver rsrsrs
Foto: Camilla Vieira

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa


Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa


Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Sol por entre os Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Pinheirinhos - Foto: Roberto Bessa

Uma dica é dar uma ida até o riacho cortado pela trilha Uricanal
vai aumentar só mais uns 5 minutinhos - Foto: Camilla Vieira 

Início da Uricanal - Foto: Camilla Vieira

Vídeo: