terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Circuito de Pedras do Taquaril

Belas plantações e vistas incríveis com direito a banho de cachoeira no final!

Capela Sagrados Corações (Igrejinha mãe d'água)
Foto: Roberto Bessa

     Olá pessoal, nessa semana voltamos no Circuito de Pedras do Taquaril, que é um caminho em quase todo percurso por zona rural. Como já relatei aqui na vez anterior (clique aqui pra ver) o inicio é bem próximo ao conhecido Parador Santarem, no bairro Santa Monica em Itaipava. A caminhada é relativamente tranquila, só passa a ser um pouco mais desgastante na parte de subida e com sol muito forte, caso contrário dá até pra levar de boa.
Amanhecendo na caminhada! - Foto: Roberto Bessa

Placa do Parador Santarem - Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Botanika Bistrô - Foto: Roberto Bessa

Sítio - Foto: Roberto Bessa

Bifurcação - Foto: Roberto Bessa

     Nossa saída se deu no horário de sempre, conseguimos pegar o ônibus por volta das 7 horas no terminal Itaipava e descemos no ponto final (Santa Monica). O caminho é subindo a ruazinha à direita, em direção ao Parador Santarem, ao chegar na capelinha que é conhecida como igrejinha da mãe d'água basta pegar a rua à esquerda subindo, não tem errada. 
Subindo a ruazinha de terra - Foto: Roberto Bessa

Duelo de foto rsrsrs - Foto: Roberto Bessa

Vista da subida final - Foto: Roberto Bessa

     O tempo ajudou bastante a gente não fazendo aquele calor no início e depois de um tempo o Sol ficou tímido também e nos deixou pelo menos subir tranquilamente. No topo da caminhada (cerca de 1156 m de altitude) já tínhamos caminhado por volta dos 5,5 Km fizemos nossa 1ª parada para um lanche reforçado e descansar, claro que também tiramos aquela foto do grupo né (rsrsrs). Depois foi hora de encarar a descida e ai sim ele apareceu, o Sol.
Plantações na parte mais alta da caminhada
Foto: Roberto Bessa

Grupo animado demais - Foto: Roberto Bessa

Plantações no topo - Foto: Roberto Bessa

Vista para o lado do Taquaril com a Pedra do Elefante à esquerda
Foto: Roberto Bessa

     Ainda na descida o sol ficou variando entre se esconder nas nuvens e queimar nosso lombo, mas deu pra levar. A partir desse ponto tudo é praticamente descida e plano, o que torna essa parte bem agradável, e ainda combinado com a paisagem rural das plantações. Vale lembrar que nesse tipo de caminhada, é muito importante duas coisas, levar e passar o protetor solar e beber bastante água ok.
Descida - Foto: Roberto Bessa

     Depois de passar pelas plantações, numa descida forte, existe uma árvore com umas frutinhas que lembram jabuticaba, só que de coloração amarela, é um outro bom ponto de parada (veja no vídeo), ainda mais à sombra da árvore, coisa que mais a diante vai ser algo raro de ver. E os frutos da árvore são comestíveis também, segundo informações que recebi!
Foto: Inês Loos

     Seguindo a caminhada, em vários pontos é possível ver a Pedra do Elefante (Taquaril), basta escolher o melhor ângulo e clicar, fica sempre muito bonito! Mais a frente a área rural vai dando espaço para áreas mais urbanizadas, com pousadas e pizzarias e etc., você já está quase no final. Após passar a linda igrejinha ao seu lado esquerdo vai faltar menos ainda. Lembrando que na igrejinha também é um bom ponto de parada caso esteja bem cansado ok. 
Igrejinha do Taquaril - Foto: Roberto Bessa

Pizzaria da Pedra - Foto: Roberto Bessa

Escola - Foto: Roberto Bessa

Águas do Imperador - Foto: Roberto Bessa

Casinha à beira da estrada - Foto: Roberto Bessa

     Bom, dessa parte em diante a presença de casas vai ficando mais constantes, e ao chegar numa descida acimentada, a "União e Indústria" estará à poucos metros à sua frente, com isso você já sabe que é o final! Não, não é o final, eu recomendo que você vá ao Cachoeiras Bar e tome aquele banho de cachoeira pra refrescar depois desses 13,01 km de caminhada né!

Foto: Roberto Bessa

Foto: Roberto Bessa

Cachoeiras Bar - Foto: Roberto Bessa
     Pois bem, recomendo que você faça essa caminhada seja em grupo ou até mesmo sozinho, a paisagem rural é compensadora e a caminhada em si é revigorante! Não se esqueça nunca de levar o protetor solar e bastante água, se hidratar é muito importante nesse calor! Uma boa caminhada à todos e até a próxima!

Vídeo:


Visite:

Conheça nossa página no face